DOF ganha nova sede e Coronel David reforça compromisso do Governo Federal com segurança na fronteira – Coronel David
1 de Novembro de 2024

DOF ganha nova sede e Coronel David reforça compromisso do Governo Federal com segurança na fronteira

Nesta quarta-feira, 21, foi entregue, em Dourados, a nova sede do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e um helicóptero. De acordo com as informações do site oficial da Secretária de Estado e Justiça e segurança pública (SEJUSP), a parceria do governo estadual com o governo federal, alcançaram um investimento de R$ 64 milhões, o que representa um marco para a força policial de fronteira.

Nesses 35 anos de existência, a instituição sempre recebeu apoio irrestrito do deputado Coronel David.

“Desde o início do nosso mandato, buscamos uma articulação intensa com o presidente Bolsonaro, solicitando por mais investimentos à segurança pública do MS. Foram diversos encontros produtivos em Brasília e agora vemos essa realidade para segurança das fronteiras. A reestruturação do DOF, representa uma valorização importante dos policiais que vivem a verdadeira caça ao crime organizado, colocando Mato Grosso do Sul como campeão na apreensão de drogas e armas”, frisou o parlamentar.

O comandante da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), Coronel Rosalino Gimenez Filho, afirmou no site oficial da SEJUSP, que dentro de alguns meses o DOF, com a nova estrutura de unidade de policiamento vai intensificar o combate à criminalidade na fronteira. Para atender ao novo reforço de policiamento, a nova sede terá 25,5mx25,5m, com capacidade para suportar aeronaves de até 6 toneladas.

Nova infraestrutura

A sede contará com um helicóptero totalmente equipado, para promover uma fiscalização mais eficiente no região, a aeronave possui um equipamento que permite a localização de pessoas ou veículos pelo calor do corpo, o que é chamado de flir ( do inglês “Forward Looking Infra-Red” – algo como um sensor de visão frontal infravermelha), além disso, um farol de busca para ações noturnas e ainda com outros equipamentos para resgate aeromédico.

De acordo com o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, o DOF tem evoluído com sucesso no país e agora alcança uma estruturação a altura e devidamente reconhecida pelas autoridades competentes.

Águias da fronteira, Investir e combater

O prédio terá heliponto, auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos. A unidade ainda terá salas de logística, inteligência, investigação e cartórios. O helicóptero, modelo AS350-B3, ou Esquilo, como é conhecido, é uma uma aeronave de ponta, moderna, com autonomia de vôo de 800 quilômetros e capacidade para até seis passageiros.

Referência nacional, o DOF está em operação há 35 anos em Mato Grosso do Sul, atuando em 53 municípios na fronteira do Brasil com Bolívia e Paraguai e nove municípios na divisa com São Paulo, promovendo a fiscalização e proteção de uma área de 1.517km de extensão.

As informações deste investimento e aplicações dos recursos podem ser consultados no site oficial da Secretária de Justiça e Segurança Pública, disponibilizados para oferecer transparência e segurança no gasto de dinheiro público.

Assessoria de Comunicação Deputado Coronel David