Coronel David votou favorável em projeto de lei Colar de Girassol e TV Assembleia abordou o assunto
A Lei 172/2022, que recebeu voto favorável do Deputado Coronel David na Casa de Leis, teve o tema explanado na TV assembleia hoje (19/08). A Ideia é elucidar o uso do Colar de Girassol, já conhecido em alguns países, como objeto identificador das pessoas com patologias não aparente. Este projeto de lei, na compreensão ideal e aplicada, fará com que as pessoas com deficiência oculta, sejam reconhecidas de maneira imediata, evitando possíveis constrangimentos por não ser fisicamente evidente.
Ainda de acordo com a lei, os estabelecimentos públicos e privados serão responsáveis pela orientação de seus funcionários e colaboradores quanto a identificação das pessoas com o Colar de Girassol. “Estamos buscando uma solução para além das medidas de saúde, que devem ser adotadas, porque é extremamente importante que nós coloquemos a vida das pessoas em máxima importância. Precisamos nos atentar nestas questões, para fazer disso um reflexo de respeito e cuidado das pessoas”, complementou o parlamentar.
Em outros países
O Cordão de Girasso, inicialmente foi criado em 2016 na europa, e precisamente nos aeroportos da Inglaterra. Após frequentes desconfortos entres passageiros com transtornos psicológicos e colaboradores, o plano surgiria com a finalidade de auxiliar que os funcionários reconhecessem as pessoas com deficiências não físicas, possibilitando evitar ou amenizar as situações de alto estresse em filas ou atrasos dos voos.
Assessoria de Comunicação Deputado Coronel David