Coronel David cobra providências sobre conflito por terras entre proprietários e indígenas em Dourados – Coronel David
23 de Novembro de 2024

Coronel David cobra providências sobre conflito por terras entre proprietários e indígenas em Dourados

Durante sessão realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na manhã desta quarta-feira (10), o deputado estadual Coronel David (sem partido) destacou sobre os últimos acontecimentos ocorridos nos arredores da reserva de Dourados, envolvendo índios e sitiantes da região.

O parlamentar foi procurado pela produtora rural Vanilda Valentim, pois desde 16 de março de 2016 está impedida de entrar em sua propriedade, invadida por indígenas e sofre as consequências desses atos, que não teve até o momento, o caso resolvido pela justiça. Além de Vanilda, outros produtores da região tiveram suas terras tomadas por índios, mesmo sendo portadores de títulos de propriedades.

No último final de semana, donos de propriedades que fazem fundo com a Aldeia Bororó em Dourados, tiveram novamente suas terras invadidas e foram agredidos. Cerca de 20 indígenas munidos de foices e facões feriram duas senhoras, segundo a polícia militar que esteve no local. “Parabenizo o deputado Coronel David, que tem experiência como parlamentar e ex-comandante da polícia militar por tocar neste assunto, pois a garantia do direto de propriedade é responsabilidade do estado do Mato Grosso do Sul, além de ser um assunto de segurança para o proprietário,” ressaltou Zé Teixeira.

“Coronel David, o assunto levantado pelo senhor é uma crise anunciada nas imediações de Dourados e providências precisam ser tomadas, pois está havendo enfretamentos entre proprietários de terras e indígenas e não há sossego para dormir, colher e plantar. O poder público precisa se atentar a esse tema,” destacou Barbosinha.
“É importante que nós, componentes desta Casa de Leis, provoquemos por parte do Governo Federal, Governo do Estado Secretaria de Justiça e demais órgãos competentes, um marco legal para que se acabe esse tipo de situação. Providências precisam ser tomadas, antes que seja tarde demais e choremos o sangue derramado,” concluiu Coronel David.

Everton Falcão – DRT 1254